71 Ideias de Decoração de Sala pequena​

É comum que a gente atrele espaços amplos a ideia de decorações melhores trabalhadas, mas na prática cômodos pequenos também nos permitem aplicar diferentes ideias para investir em uma decoração que seja bonita, aconchegante e ao mesmo tempo funcional.

Pensando na Sala, de modo mais específico, isso pode ser conquistado desde a escolha dos móveis utilizados até técnicas de ampliação visual. A seguir, continuo te explicando mais sobre a partir de dezenas de inspirações e claro, muitas dicas!

Sala pequena simples

1. O primeiro ponto a ser levado em consideração quando falamos em uma sala pequena, é que devemos focar na simplicidade do espaço. Ou seja, nada de encher de elementos.

2. Quanto mais itens forem adicionados ao cômodo, maior será o peso visual dele. Automaticamente, isso vai gerar a impressão de que ele é ainda menor do que realmente é.

3. Por isso, foque na simplicidade e pense naquilo que é realmente essencial para a sala, pensando na função que ela vai apresentar durante o dia e até mesmo ao receber visitas.

4. Caso você esteja pensando em como fazer isso e ao mesmo ter espaço para armazenar itens necessário, a resposta é o rack com divisórias! Sejam elas fechadas ou abertas, trarão o espaço necessário para incluir desde livros até jogos, passando ainda por muitos outros elementos.

5. Geralmente encontramos o rack sendo vendido junto ao painel da televisão, o que é ainda melhor, já que assim teremos móveis que se combinam e colaboram para a harmonização visual do ambiente.

6. Além disso, não espalhe muito os itens que serão usados na decoração. A ideia é que eles sejam organizados de forma mais concentrada, evitando uma exploração tão grande da sala.

7. O vazio também é uma parte muito importante da decoração. Por isso, pode organizar como preferir os seus objetos na parte fechada do rack, mas evite deixar muitas coisas na parte superior dele, já que ela se manterá visível.

8. Nessa parte de cima do móvel, pode incluir decorações mais pontuais, incluindo porta-retratos, o que vai dar um ar aconchegante para a sala e deixar ela com a cara dos moradores.

9. Inclusive, vale ressaltar que pensar em uma decoração simples não significa ter uma sala sem personalidade, mas sim investir nisso de forma mais contida, incluindo até mesmo cores em pequenos detalhes como as almofadas.

10. Outros elementos bem-vindos para compor a decoração são os quadros, que serão fixados na parede e usarão um espaço onde normalmente não precisamos colocar nada.

Sofá retrátil

11. Lembra que falamos sobre a funcionalidade? Levando esse aspecto em consideração, um dos elementos mais importantes para a sala de estar é o sofá, e nesse caso a sugestão é para que aposte em um modelo retrátil.

12. Na prática, vemos que ele se caracteriza por ser ajustável. Ou seja, pode aumentar de tamanho e até mesmo reclinar de acordo com a sua necessidade para cada momento.

13. Essa é uma chance de escolher um sofá pequeno para não ocupar tanto espaço, mas ainda assim poder ter um maior conforto para deitar quando quiser.

14. Enquanto estiver fechado, será como um sofá comum, ocupando espaço na medida e não pesando na decoração do ambiente. Ao receber visitas, por exemplo, é comum que se mantenha assim.

15. Outro ponto muito positivo é que alguns sofás como esse contam com baú acoplado. Caso opte por um modelo como esse, poderá aproveitar o espaço interno para guardar os itens que preferir.

16. Manta e almofadas estão entre as decorações que podem ser incluídas no sofá, deixando ele mais aconchegante e colaborando para a decoração.

17. A seguir, vemos como o sofá fica quando é aberto, apresentando um espaço mais amplo e se tornando praticamente uma cama. Por sinal, caso não tenha quarto de hóspedes, pode ser usado como tal.

18. Mas se atente, é preciso medir corretamente a distância do sofá até o painel da televisão para se certificar que poderá abrir o sofá sem grandes problemas. Faça isso para evitar problemas futuros!

19. Além de poder ser usado como cama para visitas, esse tipo de sofá ainda fará com que a sala seja mais utilizada no dia a dia, se tornando o espaço perfeito para quem já mora no local assistir um filme, por exemplo.

20. E como tem se popularizado bastante, poderá encontrar muitos modelos de sofá retrátil para venda. No geral, o preço para adquirir um deles gira em torno de R$800, mas há variações tanto para mais quanto para menos.

Sala conjugada

21. Uma outra maneira de aproveitar melhor o espaço que tem disponível é fazendo com que sua sala de estar esteja conjugada a outros espaços, ou seja, se conectando com áreas diferentes.

22. Exemplo de um cômodo com o qual podemos fazer isso é a sala de jantar. Na prática, não fazer tantas divisões entre os cômodos faz parecer que eles são mais amplos.

23. Por exemplo, no caso abaixo, se houve uma parede dividindo a sala de estar da sala de jantar, teríamos dois espaços muito pequenos e com menores possibilidades de aproveitamento e circulação.

24. Essa é uma ótima para casas pequenas e apartamentos, fazendo com que não precise deixar de ter uma mesa confortável para as refeições em um espaço que se torna ainda mais aconchegante a partir da conexão com a sala.

25. Mas olha só, uma dica é pensar bem nos móveis escolhidos para cada espaço, já que a ideia é que se harmonizem entre si. Por isso, tonalidades ao menos próximas são muito bem-vindas.

26. A sala também pode ser conjugada com a cozinha, uma ideia que vem sendo cada vez mais utilizada e evita a delimitação tão específica de cada um dos espaços, o que nos faz perder espaço.

27. Na inspiração a seguir, por exemplo, temos sala de estar, cozinha e mesa de jantar, tudo dividindo um mesmo espaço mas de forma organizada para que reste área para circulação de pessoas.

28. A nossa sugestão caso tenha gostado dessa ideia é apostar na cozinha americana, que é esse modelo aberto com balcão, inspirando modernidade e estilo.

29. Além disso, o balcão pode acabar dispensando a colocação da sala de estar caso não tenha muito espaço. Nesse caso, basta incluir algumas banquetas e fazer com que se torne um espaço para refeições.

30. Nesse exemplo as banquetas já estão colocadas, te fazendo visualizar como será o resultado final e como ele pode, simultaneamente, te ajudar tanto com a funcionalidade quanto com a beleza do espaço.

Prateleiras e Nichos

31. Se você até chegou até aqui com a dúvida sobre como poderá organizar pequenos itens decorativos na sua sala pequena, pode ficar tranquilo que a gente também pensou nisso. E a primeira dica são as prateleiras!

32. Elas são organizadas de forma horizontal e podem apresentar diferentes tamanhos, se tornando base para a colocação de objetos como quadros, livros e porta-retratos de uma maneira que se mantenham organizados.

33. E acredite, é sim possível respeitar o seu estilo ao aderir o item. Nessa inspiração, segue a tendência industrial e foi acoplada com uma escada decorativa que também pode comportar diferentes objetos.

34. Outro ponto positivo é o custo benefício, já que você mesmo pode fazer sua prateleira desde que tenha uma serra ou serrote para ajustar o tamanho da madeira como preferir. Caso você mesmo queira fazer, não esqueça de finalizar com uma camada de verniz!

35. O custo também se torna baixo se optar pela prateleira de MDF, que é um material a partir de fibras de madeira. Para ter uma ideia, pode encontrar modelos por menos de R$100.

36. Para que tenha noção do quanto o material tem qualidade e é versátil, veja como ele foi usado nessa prateleira ampla, incluindo divisórias verticais para montar uma biblioteca própria na sala.

37. Você pode até já ter gostado das prateleiras, mas ainda assim vale visualizar o uso de nichos, que são esses suportes geralmente encontrados em formato de pentágono, que trazem para o ambiente um toque a mais de modernidade.

38. Eles também podem ser feitos de forma artesanal, inclusive usando MDF mesmo. Para fixar os lados e deixar com o formato que deseja, pode pregar uma faixa de madeira com a outra.

39. Olha só como ficam lindos e sofisticados, se tornando suporte para objetos pequenos, já que assim vai evitar que pesem muito e acabem caindo.

40. Como por aqui a gente gosta de ambas as ideias, ainda trouxemos essa inspiração que une o uso de prateleira e nichos, o que pode ser adotado por você para um aproveitamento ainda melhor do espaço aéreo da sala.

Mesa de canto

41. Considerando que você tem pouco espaço, nada de insistir no uso da mesa de centro, já que isso vai diminuir o espaço livre entre sofá e painel da televisão, além de dificultar o movimento no cômodo.

42. Por conta disso, damos continuidade as dicas trazendo a mesa de canto como sugestão, já que sabemos que ter uma mesinha na sala é essencial para manter itens como os controles próximos e ainda assim organizados.

43. Essas mesinhas pequenas e arredondadas são perfeitas para a otimização do espaço, e você pode encontrar para venda assim mesmo em dupla, revelando muita beleza e modernidade para sua decoração.

44. Já nesse caso a mesa usada lateralmente é um pouco maior e não tem par, mas ainda segue o formato arredondado que é ideal para salas pequenas.

45. Como falamos das combinações de mesinhas de canto duplas, trouxemos também essa ideia onde uma única mesa apresenta duas bases. Assim, em um único móvel terá duas áreas para usar.

46. Também gostamos bastante de modelos como esse, que possuem mais de uma divisória. Na parte superior, pode deixar a luminária e outros itens decorativos, enquanto na parte de baixo mantém itens que quer ter perto do sofá e da saída de casa.

47. Acabamos de citar as mesinhas de canto com divisórias, então também separamos a inspiração de modelos como esse, que são maiores e contam com um maior espaço para ser aproveitado por você.

48. A ideia é deixar esse móvel bem ao lado do sofá, já que esse é um espaço que costuma ficar livre e na região da TV terá um rack, o que já ocupa grande parte da parede.

49. Além disso, uma sugestão é medir a mesinha de lado para que a altura dela não seja superior a do sofá, podendo no máximo chegar ao mesmo tamanho que ele para ornar melhor.

50. E quem gosta de decorações mais ousadas, ainda pode ser inspirado por essa mesa colorida, comprovando mais uma vez que ter uma sala pequena não significa abrir mão de uma decoração com personalidade.

Parede clara

51. Um detalhe que você já pode ter percebido aparecer com recorrência nas inspirações trazidas são as paredes claras, e isso não é por acaso, já que investir em tonalidades claras são uma boa opção para aproveitar o espaço.

52. É claro que na prática você ainda terá a mesma área disponível no cômodo, mas o ponto que deve considerar é que a impressão visual causada será um de uma sala muito mais ampla.

53. Isso acontece por conta da iluminação que é favorecida ao usar uma parede clara, tendo em vista que ela vai ajudar a refletir a luz, sendo ela natural ou artificial.

54. Para completar o combo da ampliação visual em sua sala, use cortinas em tecidos mais fluídos se tiver uma janela ou sacada no cômodo, pois assim uma parte da luz ainda poderá passar por ela e ser refletida nas paredes.

55. Isso tudo sem contar nas infinitas possibilidades de combinação que uma parede branca pode nos proporcionar. Uma das mais interessantes é a união do branco com elementos de madeira.

56. Mas se você quer algo diferente em ao menos uma das paredes da sala, pode apostar em texturas diferentes, como essa que é feita com tijolinhos de gesso.

57. O acabamento muda bastante com o uso deles e ainda assim terá uma parede clara. Ah, e se você quer fazer uma reforma mais simples na casa, pode ficar tranquilo, já que a aplicação do material é rápida e fácil.

58. Falando em rapidez e agilidade, um papel de parede em tom claro já pode transformar a sua sala. Foi o caso dessa inspiração, onde foi usado o papel de parede marmorizado.

59. O que acha de um painel ripado? Basicamente, ele é montado a partir da união de tiras verticais de madeira pintadas de branco ou outro tom claro pelo qual tiver preferência.

60. No contexto geral da sala, vemos que o uso de paredes claras ainda nos traz outros benefícios como a sensação de aconchego e calmaria, passando a impressão de tranquilidade.

Espelhos

61. Antes de concluir esse post, trouxe para vocês uma das minhas dicas preferidas que é a de colocar um espelho na sua decoração. E se você está em dúvida sobre a importância disso, calma que vou te explicar!

62. Em espaços pequenos como a sala, fazer uso do espelho é um truque de decoração que gera a impressão de espaço mais amplo do ponto de vista visual, pois vai refletir a iluminação.

63. Ou seja, a razão é bem parecida com o motivo para usar paredes claras. E para completar a ideia, pontos de luz em LED podem ser adicionados a sua sala.

64. Vemos nesse caso o espelho ao lado do sofá, onde também se torna funcional, já que um espelho de corpo inteiro é bem-vindo, principalmente para as mulheres.

65. No entanto, pode optar por modelos menores como esse, que foi colocado diretamente no chão e tem um formato moderno pelo arredondamento da sua parte superior.

66. Os espelhos de canto são perfeitos, principalmente os que são maiores como esse. Veja na prática como a luz é refletida, iluminando bastante a sala de modo geral.

67. Se você tem uma abertura na sala como janela ou até mesmo varanda, a sugestão é manter o espelho próximo para captar a luz natural, assim como foi feito no ambiente abaixo.

68. Ainda vale citar como o espelho transmite elegância e sofisticação, deixando o espaço mais bonito e evidenciando o refinamento dos itens escolhidos para ele.

69. Nesse caso, o espelho foi colocado próximo a porta de entrada da sala como um toque mais sutil da decoração, mas que mesmo de forma contida já fará bastante diferença no resultado final dela.

70. Pensando na modernidade que pode buscar transmitir, a dica fica por conta dos espelhos de parede em formatos irregulares. Assim, vai aproveitar melhor o espaço aéreo proporcionado pela parede.

71. Nós esperamos que tenha gostado das inspirações trazidas ao longo do post! Por fim, trouxemos essa onde o espelho é parte de um elemento decorativo, te ajudando a incluir a sugestão de uma forma mais sofisticada e que foge completamente do óbvio.