105 Ideias de Cozinhas Pequenas decoradas​

Contar com um espaço reduzido pode ser uma questão quando chega o momento de decorar, considerando dentro disso tanto formas de tornar o espaço bonito quanto como contar com todas as funcionalidades que se fazem necessárias diante dele.

Para te ajudar nesse sentido, trouxemos esse post onde falamos especificamente de cozinhas pequenas bem decoradas e que cumprem sua função muito bem, incluindo praticidade e possibilidade de se movimentar confortavelmente. Confira:

Cozinhas pequenas e Modernas decoradas

1. Ao considerar pouco espaço a ser aproveitado para a cozinha, é importante ter em vista que isso não significa deixar de lado a modernidade do espaço. Por isso, trouxemos inspirações que mostram como é possível investir na decoração.

2. A primeira sugestão para isso é a cozinha em tons de preto, que por ser uma cor mais fechada consegue transmitir mais modernidade e estilo, fugindo das ideias mais clássicas para cozinha.

3. Por outro lado, caso queira investir nos tons mais claros, a dica fica por conta da cozinha em tons coloridos, como essa em azul empoeirado que une elementos clássicos e modernos em um mesmo estilo.

4. Seguindo com as ideias de cozinhas coloridas, trouxemos um tom que está em alta: O Verde menta! Basicamente, é esse verde mais clarinho com fundo bem frio que fica incrível em cômodos como a cozinha.

5. Como o tom está bastante em alta, trouxemos outra inspiração dele em uso. Inclusive, a partir dessa ideia podemos ver como pode ser combinado facilmente com cores como o branco, por exemplo.

6. Já uma dica para destacar a decoração da cozinha, propor modernidade para ela e ao mesmo tempo gerar a impressão de que o espaço é mais amplo, é investir na iluminação.

7. Para isso, opte por pontos de LED, que trarão luminosidade de forma mais abrangente para a cozinha e ao mesmo tempo ainda conseguirão nos trazer benefícios como a maior sensação de aconchego.

8. Falando sobre as luzes, elas podem ser utilizadas estrategicamente para propor destaque a áreas específicas, como no caso da inspiração a seguir onde uma pequena cristaleira lateral passou a ser um ponto de bastante atenção em meio ao projeto.

9. Quanto aos materiais que podem ser utilizados para trazer esse ar moderno, destacamos a madeira. Ela pode ser escolhida em diferentes tonalidades de acordo com o seu visual preferido.

10. Unindo diferentes ideias em um mesmo cômodo, mesmo que acima do nicho de madeira foi aplicada uma fita de LED para trazer luminosidade de maneira indireta.

11. Com as ideias trazidas já deu para perceber como podemos investir em modernidade de diferentes maneiras no projeto da cozinha mesmo que seja pequena. Mas calma, pois ainda trouxemos muitas outras sugestões específicas para te ajudar.

Com Lavanderia

12. Uma boa maneira de aproveitar bem o seu espaço quando ele é pequeno, é juntando cômodos em uma mesma área. Diante disso, surgem inspirações de como conectar a cozinha com a lavanderia.

13. Para que isso se torne possível, é importante considerar que não poderá ter uma lavanderia grande. Então, o ideal é focar nos itens essenciais como a máquina de lavar.

14. Os armários suspensos também são essenciais e podem ser colocados acima da máquina, facilitando o acesso a itens que serão importantes para a lavagem das roupas.

15. O painel ripado pode ser aplicado na transição entre a cozinha e a lavanderia, fazendo com que haja uma divisão clara entre os espaços sem a necessidade de colocar portas.

16. Isso porque quando fechamos completamente a área, limitamos bastante o espaço e acabamos não o aproveitando bem. Então, uma divisão pontual já cumprirá a função de divisão que tanto nos ajuda na decoração.

17. Seguindo com as dicas, trouxemos esse modelo de cozinha em L, onde a lateral mais alongada funciona como cozinha e a ponta mais curta serve para que possamos usar como lavanderia.

18. Mas é importante considerar que nesses casos a lavanderia ficará bastante visível ao entrar na cozinha, a menos que opte por esconder a máquina de lavar com um armário embutido e fechado, por exemplo.

19. Então, se quer criar a divisão já citada mas sem usar o ripado de madeira, a divisória em vidro pode funcionar bem, inclusive contribuindo para uma maior entrada de luz na cozinha.

20. E uma forma de fazer com que a decoração se converse é com a escolha de tom para a moldura do vidro, podendo selecionar cores que já estejam presentes em ambos os ambientes.

21. O vidro comum ainda deixa o outro espaço visível pela transparência apresentada, mas ao mesmo tempo os divide de uma maneira inteligente, otimizando a área.

22. No entanto, para evitar que a lavanderia fique tão visível ao visualizar a cozinha, pode optar pelo vidro com efeito desfocado. Ele foi usado na imagem a seguir, olha só:

Com Azulejos

23. Elementos clássicos também aparecem na decoração de cozinhas pequenas, e grande exemplo disso são os azulejos em diferentes formatos, texturas e estilos.

24. Inclusive, essa pode ser uma maneira mais contida de proporcionar pontos de cor para a cozinha. O modelo abaixo, disposto em formas geométricas com partes coloridas, torna isso evidente.

25. Ao mesmo tempo, encontramos modelos que remetem a uma decoração clássica como os azulejos inspirados na azulejaria portuguesa, que conta com azul e branco como tons principais.

26. Além de valorizar esteticamente o ambiente, os azulejos possuem um baixo custo, ideal para quem quer economizar. Assim, comparado a outros revestimentos, vale muito a pena.

27. Ele ainda nos traz determinadas facilidades para o dia a dia, incluindo a limpeza do ambiente que acaba sendo muito mais simples e pode ser feita apenas com um pano úmido.

28. Isso ainda faz com que possamos evitar manchas, principalmente no caso de azulejos escuros como esse. Mas é interessante levar em consideração que tons escuros geram a impressão visual de que o cômodo é menor, então gere contraste com outros elementos claros para que funcione melhor.

29. Também não precisa dispor de azulejos por toda a cozinha. Como citamos a facilidade de limpeza, aplicá-lo na região da pia e fogão já ajuda bastante a evitar o acúmulo de sujeiras.

30. Com relação à proximidade do material com a pia, pode ficar tranquilo, já que o azulejo protege a parede da umidade e mesmo que seja molhado não diminuirá sua vida útil.

31. Além de resistir ao contato constante com água, os azulejos se mantém conservados mesmo com gordura, odores e detergentes, por exemplo. Ou seja, a durabilidade é um ponto que conta bastante a favor.

32. Para dar um destaque ainda maior para o modelo escolhido, pode incluir fitas de LED na parte de baixo do armário suspenso. Elas podem ser aplicadas por você mesmo e propõem uma bela iluminação.

33. E com relação aos modelos, vale citar uma grande variedade entre eles. Sendo assim, poderá encontrar muitas opções para adequar o revestimento ao estilo buscado para a decoração da sua cozinha.

Cozinhas Planejadas pequenas

34. Caso esteja disposto a investir um pouco mais na montagem da sua cozinha pequena, a dica é apostar nos móveis planejados, que serão especialmente pensados para valorizar o espaço que tem disponível.

35. Basicamente, esse é um ambiente inteiramente projetado, onde todas as medidas, formas e até mesmo acabamentos são pensados de acordo com o espaço e desejos do cliente. Isso significa dizer que dá para personalizar bastante coisa!

36. Sinal disso são os armários suspenso da inspiração abaixo, que vão até o teto. E acredite, essa é a melhor opção, uma vez que deixar espaço vago na parte superior faz com que haja um grande acumulo de poeira em um local dificilmente alcançável para limpeza.

37. Além disso, todo espaço ganha elementos que vão ajudar na funcionalidade da cozinha, incluindo uma maior quantidade de armários e até mesmo as divisórias que poderá conter.

38. Para os eletrodomésticos como microondas, pode incluir um espaço idealizado para ele, incluindo as suas medidas exatas e fazendo com que se torne parte do projeto para contribuir positivamente com a decoração.

39. Além do aspecto visual nos conquistar logo de cara, a cozinha planejada oferece benefícios também a longo prazo, já que é comum que para a montagem da mesma sejam utilizados materiais de maior qualidade.

40. Essa valorização conta até mesmo para a venda ou aluguel do imóvel, já que os móveis planejados são fixos e permanecerão no espaço mesmo caso não queira mais morar nele. Dessa forma, há como garantir pontos positivos em todos os momentos.

41. O que surge como possível ponto negativo é o custo, já que para ter uma cozinha pequena planejada é bem provável que não desembolse menos de R$8.000, considerando ainda que o valor pode chegar a ser muito maior.

42. Como é um modelo planejado, diversos valores poderão implicar no valor final do projeto, incluindo material, medidas, divisórias e outros tantos detalhes. Mas é claro, tudo isso poderá ser ajustado antecipadamente.

43. Uma dica para a montagem da sua cozinha planejada é mesclar os materiais. Então, para o que achar necessário, use materiais nobres. Já em outros aspectos, pode optar por economizar.

44. O resultado é realmente incrível e garante praticidade para o dia a dia, incluindo até mesmo detalhes como a altura dos armários, facilitando o uso por parte das pessoas que moram na casa.

Com Bancada

45. Continuando com ideias que realmente funcionam para decorar sua cozinha pequena pensando tanto em beleza quanto em funcionalidade, a dica da vez é o uso de bancada.

46. Esse item forma um espaço com múltiplos usos, que pode ainda estar ligado a uma estrutura decorativa de nichos, para organizar tanto itens decorativos quanto objetos ligados a cozinha como potes de temperos, por exemplo.

47. Sendo assim, a estrutura ganha destaque e faz com que a cozinha demonstre modernidade. No dia a dia, a bancada poderá ter usos diversos, incluindo desde o preparo de alimentos quanto a realização de refeições.

48. Para colocar a sugestão em prática, antes de tudo tire as medidas da cozinha e analise qual será o espaço ocupado pelos armários. Em seguida, calcule a medida desejada para a bancada considerando que o espaço do meio ainda será bastante utilizado e deve ter uma extensão confortável para circulação de pessoas.

49. Olha só, nesse caso a bancada mais alta está ligada a uma estrutura baixa que fica escondida, servindo como uma base para o uso funcional da cozinha e até mesmo criando conexão com a área onde as visitas podem ser acomodadas.

50. Para otimizar ainda mais o espaço, direcione a parte de sobra da bancada para fora da cozinha. Assim, evita acidentes ao usar o cômodo, pois essa ponta pode acabar machucando enquanto realizamos tarefas cotidianas em meio ao espaço pequeno.

51. Pensando em valorizar a decoração e criar uma certa sensação de aconchego, pode incluir luminárias pendentes com luz em direção à bancada.

52. E para que funcione como um local de refeições, não se esqueça de cadeiras ou banquetas que devem ser confortáveis e pensadas de acordo com a altura da estrutura.

53. Essa pode ser uma sugestão tanto para refeições rápidas quanto para suprir a falta de uma mesa de jantar em casas que são muito pequenas.

54. Ainda há a integração da área da refeição com a cozinha, facilitando a comunicação entre as pessoas e gerando uma aplitude visual que se torna interessante para espaços pequenos.

55. Considerando os pontos citados, se torna uma boa ideia para quem vai precisar conjugar a cozinha com outros cômodos. Mas ainda falaremos melhor sobre, continue conferindo as inspirações!

Com Ilha

56. Agora, trouxemos ideias de cozinhas pequenas com ilha, o que divide opiniões pois a ilha usa um bom espaço da cozinha e pode acabar não sendo a melhor ideia para a valorização do espaço. Mas acredite, pode sim funcionar.

57. Logo de cara, quero te falar sobre a diferença entre a ilha e o balcão. O primeiro ponto nesse sentido é que a ilha é como um balcão centralizado e independente, que não estabelece conexão com outros pontos da cozinha.

58. Por conta desses aspectos, não necessariamente integra ambientes e conta com uma aparência mais sofisticada, ao contrário do balcão que se torna uma possibilidade voltada para visuais modernos.

59. E o que faz com que a ilha possa sim funcionar para cozinhas pequenas é justamente o fato de não ser fechada por paredes. Ou seja, ao redor dela ainda teremos um livre espaço para circulação.

60. Mas para que isso seja possível e não atrapalhe o uso do cômodo, é importante que calcule bem as medidas, deixando espaço livre para essa movimentação que se faz necessária no cotidiano.

61. Para gerar impressão de cozinha maior, a ilha pode ser vazada na parte inferior, deixando a área livre inclusive para organizar itens como bancos.

62. Falando nos bancos, eles podem ser associados à ilha como forma de fazer com que ela ganhe uma funcionalidade já vista no caso do balcão, a de realizar refeições.

63. E estamos falando especificamente dos bancos pela facilidade de que sejam acomodados abaixo da ilha, não ocupando muito espaço enquanto não estão sendo utilizados.

64. Pensando no conforto desejado, há modelos como esse que são bancos com uma pequena área de recosto para fixar a coluna. E pode acreditar, é um detalhe que já faz bastante diferença!

65. Outra dica é aproveitar o espaço inferior da ilha como armário, incluindo divisões que funcionam para o armazenamento de itens diversos.

Para Apartamento

66. Sabemos que em apartamento é cada vez mais comum ter que aprender a lidar com pouco espaço, então trouxemos dicas mais específicas para cozinhas pequenas nesse ambiente, ainda que todas as sugestões já trazidas possam ser adaptadas para esse caso.

67. A primeira sugestão é um truque de marcenaria: Incluir no armário inferior uma gaveta horizontal sem divisórias e bastante alongada como essa, aproveitando todo o comprimento do móvel. É ideal para guardar materiais como vassouras, por exemplo!

68. Valorize também o espaço da sua bancada, deixando acessível materiais que já serão usados nela como tábuas de corte. Assim, deixa espaço livre para outros itens nos armários.

69. A bancada também pode ser usada para refeições rápidas, sendo essa uma ideia atualizada a partir do balcão, mas dessa vez sem a criação de um outro espaço.

70. Para isso, vemos mais uma vez a dica dos bancos que podem ser guardados abaixo do local. Assim, o espaço só se tornará mais reduzido enquanto estiver sendo usado, sem impacto no restante do tempo.

71. E como todo detalhe já pode ajudar nesse sentido, os suportes aéreos para talheres aparecem como dica, podendo ser fixados na parede.

72. Ao invés de um escorredor tão grande, opte por modelos reduzidos como esse, que vão usar pouco espaço da pia. Mas é claro, vai precisar guardar a louça com maior regularidade.

73. Abaixo dos armários suspensos, pode incluir um nicho como esse para deixar ao alcance das mãos materiais muito usados como temperos, azeite e sal, por exemplo.

74. A mesma ideia foi reproduzida nesse caso, e algo que também ajudou foi ter potes bem organizados, já que ficaram visíveis e valorizaram a decoração.

75. Ao invés do modelo horizontal já trazido, pode incluir nichos quadrados que são ideais caso queira usá-los para guardar itens de maior tamanho.

Com Prateleiras

76. Se você quer aproveitar o espaço e ao mesmo tempo economizar, o que acha de incluir prateleiras na cozinha? Em alguns casos, elas podem até mesmo dispensar a colocação de armários suspensos.

77. E o material que indicamos para isso é a madeira, levando em consideração que são versáteis e duráveis, não costumando dar problemas mesmo diante do uso regular com peso.

78. Como sempre há uma forma de melhorar aqui que já está bom, pode incluir entre prateleiras uma fita de LED. Com isso, teremos um destaque especial graças ao uso da iluminação indireta.

79. Caso queira investir em mais prateleiras, todas elas podem contar com LED na parte inferior. Com 5 metros, essa fita custa mais ou menos R$60 e é bem fácil de ser encontrada.

80. Para aproveitar ainda mais o espaço, além da prateleira horizontal pode incluir esse modelo vertical mais alongado e com divisões perfeitas para incluir mais materiais.

81. Esse modelo industrial está em alta e transmite modernidade e beleza, ao mesmo tempo em que nos permite contar com funcionalidade para o armazenamento de diferentes materiais.

82. Você sabia que as prateleiras podem ser feitas por você mesmo de maneira artesanal? Para isso, pode aplicar o suporte de metal abaixo e cortar a madeira do tamanho que desejar para colocar por cima dele.

83. Outra forma é embutir a prateleira diretamente na parede, mas para isso indicamos que conte com a ajuda de um profissional, até mesmo para que a segurança necessária seja oferecida.

84. Nessa cozinha, há armários inferiores para guardar itens como panelas. Enquanto isso, as prateleiras funcionam como espaço para guardar copos e pratos, entre outros elementos. O único ponto negativo é que eles acabam ficando empoeirados com maior facilidade.

85. Mas é claro que pode juntar o armário suspenso com as prateleiras, que foi o que aconteceu nessa ideia. Funciona bem e te faz economizar de toda forma, já que não vai precisar de tantos armários.

Com Mesa de jantar

86. Considerando uma casa ou apartamento pequeno, sabemos que não apenas a cozinha terá um tamanho reduzido. Então, pode deixar de lado a ideia de ter uma sala de jantar em específico para incluir uma mesa na própria cozinha.

87. As mesas redondas são ótimas para isso, levando em consideração que otimizam o espaço e ao mesmo tempo cumpre bem sua função, podendo comportar pelo menos 4 cadeiras.

88. Já os modelos retangulares e quadrados também podem ser usados, especialmente por caber mais gente nas pontas da mesa. Ainda assim, será preciso ter um cuidado a mais com relação às medidas.

89. Para evitar que a mesa atrapalhe a circulação no cômodo, indicamos que ela seja posicionada mais ao canto. Na prática isso te fará um espaço a menos, mas também pode arrastar para voltar a ter esse espaço quando necessário.

90. E enquanto não estiver usando a mesa, coloque a parte do assento das cadeiras para a parte de baixo dela. Com isso, usará menos espaço da cozinha.

91. Outra possibilidade é não ter uma mesa convencional, mas sim incluir uma bancada abaixo dos armários suspensos, já que esse local não costuma ser tão utilizado e ganhará uma funcionalidade importante.

92. Na lateral dessa bancada, ainda pode incluir divisórias para guardar itens usados na cozinha, ganhando um espacinho a mais para o armazenamento dos mesmos de forma organizada.

93. E acima do local pode adicionar as prateleiras sobre as quais já falamos. É o espaço perfeito para decorar e adicionar eletrodomésticos como é o caso do microondas ou liquidificador.

94. Ainda sobre as prateleiras, uma menorzinha como essa pode ser a base ideal para copos, já que a bancada é estreita e pode acabar sendo suficiente apenas para os pratos durante as refeições.

95. Olha só como a ideia ficou incrível nessa cozinha planejada, inspirando sofisticação e propondo um excelente aproveitamento do espaço disponível no cômodo.

Conjugada com a Sala

96. Mencionamos rapidamente a possibilidade de conjugar a cozinha com outros cômodos, e agora entramos mais no assunto a partir da ideia mais comum nesses casos que é a de conectá-la com a sala de estar.

97. Para que isso se torne possível, é bastante frequente que aposte na cozinha americana, que é esse modelo aberto com balcão.

98. Dessa maneira, o balcão já fica virado para a sala, tornando os espaços bem próximos e ampliando visualmente a área de ambos.

99. Por outro lado, pode manter os espaços conjugados sem uma divisão específica, o que colabora ainda mais para que pareçam ser maiores, já que fechar os cômodos não é uma boa ideia quando se trata de áreas pequenas.

100. O balcão pode não ser necessariamente utilizado na sala, como nesse caso onde fica logo acima do sofá. Ainda assim, terá funcionalidade enquanto estiver na cozinha.

101. Seguindo com as inspirações, trouxemos essa com balcão mais alongado que funciona como mesa e vai até a parte de trás do sofá, para que seja como uma bancada durante o uso da cozinha.

102. Que tal fazer do balcão da cozinha e do painel da TV o mesmo móvel? Foi o que aconteceu a seguir e podemos ver que funcionou muito bem.

103. A mesma ideia foi reproduzida nessa cozinha pequena conjugada com a sala, e com relação à decoração vemos que ela foi bastante caprichada, gerando um espaço bonito e confortável.

104. Graças a isso, temos praticamente três espaços conjugados: Sala de estar, sala de jantar e cozinha. Com essa integração, temos muito a ganhar no aproveitamento do espaço.

105. As inspirações vão ficando por aqui e desejamos ter conseguido te ajudar com elas, afinal entendemos bem as dificuldades que uma cozinha pequena pode nos apresentar. Agora, separe suas inspirações preferidas para pensar em como podem ser colocadas em prática.